TM13
Ubuso ou Máscara Africana
9 Março, 2008
Vaticano
Os Novos Pecados?
11 Março, 2008
Mostrar tudo

Cavalo-Marinho

but_wt1275

but_wt1275Este é o amuleto protector por excelência, seja como ser mitológico ou real o cavalo-marinho, ou hippocampus tem destaque como talismã num enorme número de culturas.
Este amuleto costuma tomar várias formas ou desenhos mas o menos usual (e considerado mais poderoso) é um hippocampus real empalhado.

411px-HippocampusComo ser mitológico, o hipocampo tem as características de um peixe e dum cavalo. Esta combinação faz com que sejam perfeitos como cavalgaduras marinhas. Fisicamente, tem a cabeça, o tronco e as patas superiores de cavalo, embora os cascos sejam substituídos por aletas. A parte inferior é a de um grande peixe, com uma cauda que pode alcançar até 4 metros de comprimento. O seu corpo está coberto de escamas, excepto a parte que ê de cavalo, que tem pêlo curto. A sua cor varia entre o verde e o azul.
São seres pacíficos, embora se se virem ameaçados lutam apertando a sua mandíbula e esmagando a sua presa. O normal é que não sejam atacados, uma vez que são muito rápidos e poucos animais podem alcançá-los.

Os hipocampos têm muitas características similares às do cavalo, embora o hipocampo seja muito mais inteligente. Costumam ser domesticados pelos seres que
habitam no mar, como a sereias, os elfos de mar e os tritões. Podem viver em águas doces e salgadas, e também podem respirar ar, embora necessitem ter a água muito próxima para não se ressecarem. São herbívoros e alimentam-se de algas e vegetação mole.
Os hipocampos também são os salva-vidas do mar, resgatam qualquer pessoa que caia ao mar, sobretudo pescadores, que uma vez resgatados costumam ficar para sempre agradecidos aos benevolentes cavalos de mar.

Como ser real, o Cavalo Marinho (Hippocampus) é um género de peixe pertencente à família Syngnathidae, que vive em águas temperadas e tropicais. Possui uma cabeça alongada com filamentos que lembram a crina de um cavalo. Tem características semelhantes às do camaleão, como mudar de cor e mexer os olhos independentemente um do outro. Nadam com o corpo na vertical, movimentando rapidamente as suas barbatanas.

Comentários

0
0
0
0