Existem pessoas que não conseguem fixar-se no aqui-e-agora. Elas estão sempre “voando”, em busca nos sonhos do prazer que não conseguem desfrutar no presente. Acabam vivendo superficialmente o presente, e por isto têm dificuldade em guardar detalhes. A memória fica, assim, prejudicada.
Como são distraídos, estão mais propensos a se envolverem em acidentes. Cair, tombar, cortar, etc. tende a ser mais comum neste tipo de personalidade. A capacidade de concentração é baixa, o que pode levar a baixos resultados na aprendizagem e nas crianças a um fraco desempenho escolar.
Eles vivem presos em seus próprios mundos de fantasias. Com isto seu interesse pelo mundo real decai. Costumam ficar sozinhos presos nos seus devaneios sem sentir a falta de ninguém. Seu olhar fica “solto” ou “perdido”, tornam-se mais passivos e indiferentes ao que acontece. As actividades quotidianas podem ser prejudicadas pois é comum apresentarem soluções “fora da realidade” para os problemas mais corriqueiros. São imaginativos e criativos, mas com pouco senso prático.
A Clematis é muito útil no comabte a doenças do sono e é muito útil quando ocorre perda dos sentidos, estados de coma, em caso de acidentes e em situações stressantes em que a pessoa tem que manter os pés no chão.
A essência Clematis ajuda estas pessoas a “encarnarem-se de verdade” no aqui-e-agora. Ajuda-os a aprender a viver o mundo real tendo prazer.