Cristaloterapia ou Gemoterapia
A gemoterapia ou cristaloterapia trabalha com cristais, gemas e pedras semipreciosas. Normalmente é usada em conjunto com outras terapias para potenciar os seus efeitos. Isoladamente, os cristais podem ser utilizados para equilibrar ou reactivar os chakras e limpar a aura, favorecendo o equilíbrio natural do corpo e das emoções.
Neste artigo abordamos a Cristaloterapia, cada vez com mais adeptos no nosso país, principais utilizações e suas interligações com os sete chakras principais.
A Cristaloterapia ou Gemoterapia
A base principal da gemoterapia está na teoria de que tudo no universo é energia em estados diferentes de condensação e vibração, inclusivamente a matéria. Tudo no universo está interligado e em interacção. Os cristais, segundo esta concepção, são condensações de energia telúrica pura, armazenada no seio da terra ao longo de milhões de anos, sob a forma de gemas e de pedras semipreciosas. Por serem energia pura vibram em alta frequência, absorvendo com facilidade energias de padrão elevado.
Quando os cristais são usados no trabalho terapêutico com o paciente, elevam as suas vibrações corporais e mentais a níveis superiores de per-cepção e harmonia, removendo bloqueios que impeçam os chakras de captar as energias superiores. A energia condensada e captada pelo corpo dos cristais é projectada pelas suas extremidades, podendo ser estimulada pelo calor do corpo, pelo sol, pelo
contacto com outros cristais e também por programação mental.
Os cristais são minerais com estrutura regular e configuração cristalina. As suas formas geométricas são variadas: triangular, isométrica, tetragonal, hexagonal, etc.
O cristal de quartzo, por exemplo, tem seis faces, que simbolizam os seis chakras principais do corpo humano. A ponta simboliza o sétimo chakra, da coroa, o mais elevado, que capta a energia divina. A base do seu corpo liga-se à energia da Terra e a sua extremidade ao céu, funcionando como amplificadores de energia nos processos terapêuticos. Os cristais de quartzo também são óptimos condutores naturais de energia electromagnética, sendo industrialmente utilizados em computadores, instrumentos de precisão e equipamento de telecomunicações.
Alguns Cristais/Gemas mais Utilizados
RUBI
A sua cor vermelha deve-se ao óxido de crómio. Fortalece a intuição e a iniciativa de pensamento. Confere energia, coragem, paixão e espírito vitorioso. Acalma as dores e combate a preguiça e a melancolia. Signo de Carneiro.
AMETISTA
As cores púrpura são produzidas por vestígios de ferro, manganésio e titânio. É a pedra do pensamento criativo, da purificação e da evolução espiritual. Age contra a dispersão da mente, dá clareza, humildade e sentimentos filantrópicos. Protege contra as alucinações, o medo e o pânico. Atenua o ódio, o desgosto e a saudade. Signo de Peixes.
QUARTZO ROSA
O quartzo rosa é um cristal colorido pelo manganésio. É uma pedra suave, de cor delicada. Incentiva a maleabilidade, inspira a beleza e o apreço pelas artes em geral. Estimula a imaginação e a criação. Fortalece o amor próprio e suaviza mágoas e ressentimentos. Pedra dos signos de Touro e Balança.
LÁPIS LAZÚLI
É uma pedra sagrada. Os Egípcios chamavam-lhe «pedra dos céus». Fortalece a vontade, desperta a gentileza e o altruísmo. Promove o trabalho social em geral. Amplia a capacidade de amar, sendo em algumas regiões uma pedra dedicada a Vénus. Em tempos antigos, foi usada como adorno para o peitoral do sumo sacerdote de Israel e do Egipto. Considerada sagrada também pelos Assírios. Pedra de Leão e de Sagitário.
CITRINO
O citrino é um quartzo amarelo a que os comerciantes de cristais chamam «topázio dourado». Inclina aquele que o usa a adoptar atitudes neutras, favorecendo o controlo emocional. Torna os pensamentos claros e activa a circulação energética. Signo de Gémeos.
PEDRA-DA-LUA
Também chamada de opala-água, olho-de-peixe ou olho-de-lobo, muda de acordo com as fases da Lua, e daí o seu nome. Encontra-se prinpalmente em regiões rochosas do Sri Lanka. Na Índia é considerada sagrada. É a pedra dos artistas, dos filósofos, dos escritores e dos poetas. Dá inspiração e sucesso no amor, encoraja as ligações pessoais, dignifica a vida emocional, revela inimigos e proporciona protecção. Signo de Sagitário e Peixes.
GRANADA
A sua coloração vermelha deve-se ao ferro e, por vezes, ao manganésio. Também há granadas de outras cores: verde, amarela, cor-de-laranja, cor-de-rosa, púrpura e negra. A granada dá energia, coragem e intrepidez. Promove a perseverança e a agressividade. Activa a clarividência e a sexualidade. Signo de Escorpião.
ESMERALDA
É encontrada em diferentes tonalidades de verde, desde o mais pálido e luminoso até ao mais escuro e profundo. Protege contra as tentações e a sedução. Fortalece os laços matrimoniais, além de manter o viço da juventude e proteger a visão. Fortalece o intelecto e a memória e facilita o sono. Signo de Touro e Balança.
Energização dos Chakras pela Gemoterapia
Para reactivar ou equilibrar os chakras, coloca-se a pedra correspondente sobre o chakra em questão, deixando-a actuar por um período de 10 a 20 minutos, ao mesmo tempo que se procura manter a mente tranquila.
CHAKRA BÁSICO
Pedras vermelhas
Rubi, coral, jaspe sanguíneo, granada, magnetite.
CHAKRA UMBILICAL (SACRO)
Pedras cor-de-laranja
Cornalina, ágata alaranjada, âmbar.
CHAKRA DO PLEXO SOLAR
Pedras amarelas
Topázio, quartzo rutilado, citrino, calcite amarela, fluorite amarela.
CHAKRA CARDÍACO
Pedras verdes ou cor-de-rosa
Turmalina verde, amazonite, quartzo verde, malaquite, esmeralda, jade, quartzo rosa.
CHAKRA LARÍNGEO
Pedras azuis
Água-marinha, turquesa, sodalite.
CHAKRA FRONTAL
Pedras de cor anil
Safira anil, lápis-lazúli, azurite.
CHAKRA CORONÁRIO
Pedras brancas ou violeta
Diamante, pedra-da-lua, quartzo branco, ametista.