Elm – Floral do Apoio
O floral de Olmo (Elm) ou originalmente ulmus procera é um remédio floral de Bach apresentado em duas versões onde apenas difere a quantidade (10ml e 20ml).
As pessoas que necessitam de Elm são fortes, altruístas, seguras e confiantes que momentaneamente se sentem inseguras, incapazes e sem capacidade de realizar as suas tarefas quotidianas. Para aqueles que, sobrecarregados pelas responsabilidades, sentem-se temporariamente sem forças e esgotados.
Ficha Técnica
Nome (Popular/Científico): Olmo/ulmus procera
Coloração: castanho avermelhado
Floração: Março a Abril
Floral de Bach: Elm
Método de Preparação: Fervura
Composição: Solução aquosa de ulmus procera, conservado em álcool a 27º GL
Os que necessitam da essência Elm são comumente fortes, altruístas e assumem muitas responsabilidades. São considerados confiáveis, responsáveis, seguros e confiantes. Devido às suas notórias capacidades tendem a tornarem-se líderes, comandantes e chefes.
Estas pessoas correm o risco de se identificarem com os papéis sociais que assumem e passarem a viver demasiadamente estes papéis (ex: o profissional que se orgulha de trabalhar 15 horas por dia, esquecendo-se que ele e sua família possuem necessidades que o trabalho não supre). Elas perdem a noção de seus limites interiores, pois sua atenção e motivação estão direcionadas à satisfação dos papéis sociais em detrimento da realização das necessidades do Eu Superior.
A consequência desta atitude errada é que momentaneamente e de repente, vivem a polaridade oposta da sua personalidade. Ou seja, sentem-se incapazes, inseguros e sem força para realizar as tarefas cotidianas. São bons exemplos desta situação o empresário que construiu uma empresa de sucesso e que de repente se sente inadequado e incapaz de levar a empresa adiante. Ou a mãe zelosa e carinhosa no cuidado de todos os membros da família que de repente se sente sozinha e desanimada. São pessoas que se sobrecarregam de tarefas e responsabilidades e que acabam vivenciando situações de esgotamento momentâneo. Esta situação psíquica momentânea pode provocar insónia, dores, nervosismo, confusão mental, depressão, etc.
Normalmente competentes e capazes, estas pessoas em certos momentos entram em desespero. Elm são bons administradores, gestores e ocupam muitas vezes cargos de responsabilidade, relacionados com o bem estar dos outros, como por exemplo médicos, professores, terapeutas e directores de indústrias.
O Elm é indicado para pessoas que se sentem subitamente “esmagadas” pelas suas responsabilidades e incapazes de lidar com elas ou de cumprir com os seus compromissos: isto é muitas vezes causado quando a pessoa aceita demasiado trabalho, sem cuidar de si mesma. Consequentemente, sentem-se deprimidas e exaustas, com perda temporária de auto-estima. Mesmo uma dúvida momentânea sobre as suas capacidades pessoais pode fazer com que se sintam fracas e debilitadas.
O potencial positivo do Elm é a recuperação da capacidade normal da personalidade, e um retorno à sua plena eficiência e autoconfiança. Os problemas são vistos noutra perspectiva e a pessoa só aceita aquilo que consegue fazer, reservando tempo para satisfazer as suas próprias necessidades e cumprir a sua missão.
MARQUE A SUA CONSULTA ESPECIALIZADA…