O que são os Florais de Bach
A terapia floral, actua desmontando velhos padrões de pensamento, emocionais e de comportamento, obtendo assim resultados na saúde física.

Florais são saúde emocional
A saúde é a harmonia da mente, do corpo e do espírito – incluindo-se, claro, as emoções saudáveis – e é também aquilo que atingimos quando nos submetemos a uma cura. A cura resolve problemas e coloca-nos num estado saudável de corpo e mente, em situação «confortável», contrastando com o estado de doença, ou situação «desconfortável».
A saúde emocional é algo a que todos aspiram, mas que muitos não conseguem alcançar sem ajuda. Todos somos capazes de criar uma vida que seja a verdadeira expressão dos mais profundos anseios do coração. Porém, para nos mantermos fiéis ao padrão perfeito, é necessário que ouçamos cuidadosamente as nossas sensações interiores.
Por vezes, a corrente dessas sensações fica internamente bloqueada. Então, as nossas emoções desequilibram-se e a nossa saúde emocional sofre com isso. Saúde emocional não significa ausência de emoções fortes, como a ira e a irritação. O problema surge quando estas emoções importantes são contidas e reprimidas ou se exprimem inadequadamente. A saúde emocional vem com a manifestação apropriada das emoções e com a transformação destas em aspectos positivos.
Todos nós transportamos padrões de desequilíbrio emocional que obscurecem a capacidade que possuímos de mostrar a nossa verdadeira natureza. A origem de alguns deles é recente, outros têm as suas raízes no passado, na infância ou no útero materno. Poucos conseguem ter o discernimento dos bloqueios próprios e dos problemas emocionais. Na verdade, tomar consciência dos problemas é, frequentemente, o primeiro estágio da cura.
O sistema de Bach foi o primeiro sistema de florais a ser descoberto e cobre as emoções básicas importantes a que todos estamos sujeitos. Actualmente, os Florais de Bach estão disponíveis em todo o mundo, de acordo com o desejo do Dr. Bach, de que as suas essências deveriam estar amplamente disponíveis em todo o lado mantendo as sua designação e qualidade original.
As essências florais de Bach foram formuladas nos anos 30, mas, na verdade, a terapia dos florais desenvolveu-se a partir dos milhares de anos de interacção humana com o reino vegetal. No passado, os agentes naturais de cura foram descobertos pela experimentação e percepção intuitiva que as pessoas tinham dos poderes das plantas. As descobertas posteriores decorreram da observação do modo como os animais reagiam às mesmas.
Dependia-se da natureza para qualquer ajuda médica, ouviam-se os conselhos dos curandeiros locais, cujo conhecimento era passado de geração em geração e são hoje a base do herbalismo e da fitoterapia. Fervia-se uma selecção de ervas, deixava-se arrefecer e bebia-se ao longo de vários dias. Este processo, conhecido como decocção, é semelhante ao método de fervura para se produzir algumas das essências florais.
Usos mais frequentes de Florais de Bach
Quando consulto um paciente necessito de entender exactamente o que deve e pode ser tratado para chegar a um plano terapêutico funcional, mas os florais não são mágicos e necessitam de alguns conhecimentos e técnicas de apoio ao seu melhor uso.
Eis alguns dos casos mais frequentes do uso de florais:
-
Estados de ansiedade ou pânico
-
Desalento e desespero
-
Controlo e cura de depressão
-
Saúde e equilíbrio da criança
-
Auto-estima e sabotagem mental
-
Sentimentos de culpa e remorsos
-
Controlo e remoção de Adições e vícios
-
Falta de energia mental
-
Impaciência e irritabilidade
-
Traumas e marcas traumatizantes
-
Estados de solidão e abandono
-
Sentimento de incompreensão
-
Esgotamento ou estafa