O Corpo Vital e os Chakras
As várias técnicas terapêuticas conhecidas agem através dos chakras, da aura e dos corpos subtis ou vitais. Todos os seres viventes possuem um segundo corpo, chamado «corpo vital». Este corpo, também chamado «duplo etérico», envolve e atravessa todo o corpo físico e os seus órgãos, ultrapassando em aproximadamente 2,5 cm de espessura o corpo físico (até um máximo registado de 5 metros).
O corpo vital é responsável pela absorção da energia vital captada do meio ambiente, através dos chakras e de milhares de pequenos ductos (meridianos) que conduzem a energia através de todo o corpo físico. Os clarividentes falam-nos em três grandes ductos, um que começa no alto da cabeça e vai até ao final da coluna e os outros dois localizados na parte externa do corpo vital, correspondentes ao local onde seriam as narinas esquerda e direita.
Saiba mais sobre os chakras e o corpo vital neste artigo.
O Corpo Vital
Este corpo que envolve o corpo físico, aceite já pela OMS (Organização Mundial de Saúde) desde 2002, armazena a energia necessária à saúde do corpo físico, podendo perdê-la em contacto com ambientes não saudáveis ou com pessoas energeticamente desequilibradas. A perda constante de energia e a não reposição através da exposição moderada ao sol e a ambientes naturais, como o mar e o campo, podem causar doenças de várias espécies. Quando respiramos, absorvemos oxigénio para o corpo físico e energia (ou o prana do sânscrito) para o corpo vital, que nos proporcionam saúde e bem-estar ao abastecerem o corpo físico na medida em que necessitamos de o fazer.
Os CHAKRAS
Chakra, do sânscrito, quer dizer «roda» ou «círculo». São centros energéticos localizados no corpo humano, que estão em movimento circulatório contínuo e vibrante, formando uma espiral de energia. Por meio deles, o corpo energético (corpo vital) dos seres vivos troca energia com o exterior.
O nosso corpo tem centenas de chakras, alguns grandes e outros pequenos como pontos energéticos, e milhares de ductos (meridianos) por onde correm todos os tipos de energia que nos mantém. Sete deles são os chamados «grandes chakras» ou «chakras principais», e estão ligados a várias partes do corpo, regendo o funcionamento de órgãos e glândulas através da aceitação e da libertação de energia.
Os chakras podem sofrer lesões, como fissuras e obstruções. Podem ficar desalinhados e desequilibrar totalmente uma pessoa, propiciando o aparecimento e o desenvolvimento de doenças físicas ou emocionais. Mas também podem ser restaurados, renovados e harmonizados, através da meditação, da cromoterapia, do reiki, da acupunctura e de uma série de outras técnicas, para que possamos receber a energia da natureza sem qualquer tipo de obstrução, através da luz, do ar, da água, da terra, das pessoas e de todo o meio em que vivemos.
Os Sete Chakras Principais
CHAKRA CORONÁRIO (Sahasrara/O lótus das mil pétalas)
– Cor violeta – 1000 pétalas
Situa-se no alto da cabeça, como uma coroa. Está ligado à glândula pineal, que é responsável pela produção de melatonina, a substância reguladora do sono. É o portal da espiritualidade, por onde nos ligamos ao universo. Rege o cérebro.
CHAKRA FRONTAL (Ajna/O chakra do comando)
-Cor anil – Mantra OM – 2 pétalas
Localizado entre as sobrancelhas, por cima da raiz do nariz. Está ligado à glândula pituitária (hipófise), que é responsável pela segregação de endorfinas (hormonas que causam uma sensação de bem-estar). É a porta do discernimento, da intuição, da imaginação, do conhecimento, da percepção. Rege os olhos e a memória.
CHAKRA LARÍNGEO (Vishuddha/O grande purificador)
– Cor azul – Mantra HAM – Elemento éter – 16 pétalas
Situa-se na garganta. Está ligado às glândulas tiróide e paratiróide, que regulam o metabolismo do corpo. É por onde fluem a inspiração, a criatividade, a expressão e a comunicação com o mundo. Rege o pescoço e os ombros.
CHAKRA CARDÍACO (Anahata/O som não produzido)
– Cor verde – Mantra YAM – Elemento ar – 12 pétalas
Localizado na região do tórax, entre a quarta e a quinta vértebras. Está associado ao timo, a glândula responsável pelo funcionamento do sistema imunológico, a chakra do centro do coração. As energias de abundância e todas as energias recebidas através do primeiro e segundo chakras são subtilizadas neste centro em energia de amor. Rege os pulmões, o coração, os braços e as mãos.
CHAKRA DO PLEXO SOLAR (Manipura/A cidade da jóia)
– Cor amarela – Mantra RAM – Elemento fogo – 10 pétalas
Situa-se na região lombar, acima do umbigo. Corresponde ao plexo solar e está ligado ao pâncreas. A sua função é a vontade e o poder. É o centro que reúne informações, sentimentos e per-cepções e depois os espalha e movimenta por todo o corpo. Por este chakra fluem as energias emocionais. Rege o sistema digestivo, o fígado, o baço, o estômago e o intestino delgado.
CHAKRA SACRO (Swadhisthana/O fundamento de si)
– Cor laranja – Mantra VAM – Elemento água – 6 pétalas
Localiza-se na raiz dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo. Está ligado às glândulas sexuais. A sua energia está relacionada com o prazer físico, sexual, a alegria e a criatividade. As energias primárias, como a paixão, fluem através deste chakra. Rege os rins, o sistema reprodutor, o sistema circulatório e a bexiga.
CHAKRA BÁSICO/BASE (Muladhara/Raiz)
– Cor vermelha – Mantra LAM – Elemento terra – 4 pétalas
Situa-se na base da espinha dorsal, entre os órgãos genitais e o ânus cóccix). Está ligado às glândulas supra-renais, que segregam a adrenalina. Está relacionado com a vontade de sobreviver, a relação com o próprio corpo e com a terra. Rege as pernas, os pés, os ossos e o intestino grosso. As energias ligadas à segurança física, mental e emocional entram por este chakra.
por Guia Kármico Mário Portela