O poder do Quartzo!

Segundo a Wikipedia, um Quartzo é o segundo mais abundante mineral da Terra (aproximadamente 12% vol.), seguindo-se aos feldspatos. Possui estrutura cristalina trigonal composta por tetraedros de sílica (dióxido de silício, SiO2), pertencendo ao grupo dos tectossilicatos. O seu hábito cristalino é um prisma de seis lados que termina em pirâmides de seis lados, embora frequentemente distorcidas e ainda colunar, em agrupamentos paralelos, em formas maciças (compacta, fibrosa, granular, criptocristalina), maclas com diversos pseudomorfos. Apresenta as mais diversas cores (alocromático) conforme as variedades.
Variedades do Quartzo
Sendo um dos minerais mais comuns do mundo, existe um número impressionante de designações diferentes. A distinção mais importante entre tipos de quartzo é entre as variedades macrocristalinas (com cristais individuais visíveis a olho nú) e microcristalinas também chamadas criptocristalinas (neste caso trata-se de agregados de cristais apenas visíveis sob grande ampliação). É comum chamar-se quartzo aos macrocristalinos e Calcedônia ao criptocristalino. As variedades criptocristalinas são opacas ou translúcidas, enquanto que as variedades transparentes são geralmente macrocristalinas.
Nem todas as variedades ocorrem na natureza. O Prásio, um material com cor verde-oliva, é produzido por tratamento térmico. Apesar do citrino ocorrer naturalmente, a maior parte é produzido por aquecimento de ametista e a carneliana é largamente tratada por calor por forma a obter uma coloração mais profunda.
Mas saibamos nomes de quartzos distintos mais commumente utilizados ou conhecidos:
- Variedades cristalinas: Cristal de rocha ou quartzo hialino (o mais conhecido), Ametista, Citrino, Quartzo fumado, Quartzo morion,
Quartzo rosa, Quartzo leitoso, Quartzo azul, Quartzo olho-de-falcão, Quartzo olho-de-tigre, Quartzo olho-de-gato, Quartzo sagenítico e Aventurina; - Variedades criptocristalinas fibrosas (ou calcedônias): Calcedônia, Ágata, Carneliana ou cornalina, Sárdio, Crisoprásio ou crisoprase, Heliotropo, Ônix, Ágata muscínea, Madeira petrificada e Plasma ou plasmite;
- Variedades criptocristalinas granulares: Sílex, Jaspe, Prásio.
Utilizações quotidianas do Quartzo
Nos dias de hoje podemos ver o quartzo a ser usado em areia para moldes de fundição, fabricação de vidro, esmalte, saponáceos, dentifrícos, abrasivos, lixas, fibras ópticas, refratários, cerâmica, produtos eletrónicos, relógios, indústria de ornamentos; fabricação de instrumentos ópticos, de vasilhas químicas etc. É muito utilizado também na construção civil como agregado fino e na confecção de jóias baratas, em objetos ornamentais e enfeites, na confecção de cinzeiros, colares, pulseiras, pequenas esculturas etc.
Utilizações Místicas e Terapêuticas
O cristal de quartzo é um condensador que pode absorver, armazenar, projectar, dissipar e focalizar energias subtis, é programável, pois segue instruções sem resistência e exerce um efeito activador sobre os chakras. A sua estrutura molecular é geometricamente perfeita e a sua sensibilidade para as ondas de energia é muito ampla. Por isso ele é capaz de perceber, processar e emitir emanações de energia, imperceptíveis aos seres humanos.
Como «jóia terapêutica» pode ser programado para emitir Amor, Harmonia, Paz ou para ser instrumento de cura, envolvendo o utilizador no campo vibratório correspondente à programação realizada. A sua energia desenvolve os músculos e protege contra as radiações. Ele gera electromagnetismo e dissipa a electricidade estática estimulando o sistema imunitário e trazendo equilíbrio ao corpo.
É excelente para aliviar queimaduras, para harmonizar todos os chakras e alinhar os corpos subtis. Um cristal pode ser usado para proteger e harmonizar ambientes, mas se escolhido como parceiro do nosso caminho, devemos guardá-lo junto a nós, sobretudo nos momentos em que mais precisamos, quer para estimular energias que precisamos integrar e expressar, quer para nos afastar das que devemos evitar.
Bioenergia Aplicada do Quartzo
Uma fotografia Kirlian, que utiliza um oscilador de alta frequência, demonstra que ao segurar um cristal de quartzo, o nosso campo biomagnético duplica. Este fenómeno aumenta com o tempo de utilização. Se durante duas a quatro semanas deixarmos o cristal em contacto directo com o nosso corpo, ele entrará em ressonância com o nosso padrão energético. Então a programação realizada é direccionada por esse padrão vibratório, transformando-se num reflexo e extensão de quem o usa.
O nosso cristal pessoal é espada e escudo. Espada, refinando a nossa intuição e ajudando-nos a tomar a ofensiva em situações reais nas quais o guerreiro é necessário; escudo, capaz de nos proteger, como um poderoso instrumento de defesa psíquica. A energia do cristal de quartzo proporciona clareza, harmonia e equilíbrio, e se agirmos com determinada vibração energética, o cristal ajudará a manter essa mesma vibração.
Considera-se que os cristais são a representação de um poder superior ligado à natureza. Tal como outros cristais, o cristal de quartzo pode ser utilizado como forma de auxiliar tratamentos e de outras terapias, sendo que a terapia das cores é uma das terapias que mais afinidade tem com a cura com os cristais. Os cristais, nomeadamente os cristais de quartzo emanam energia que se diz ser uma composição dos elementos da natureza e dos raios vibracionais. Os cristais de quartzo transmitem vibrações, emanações de raios que vão penetrando no corpo energético e em sequência são recebidos pelo corpo físico. Estas vibrações energéticas vindas dos cristais de quartzo ajudam a harmonizar os chakras e acabam por desbloquear e alinhar todos os fuxos energéticos que se vão manifestar positivamente no corpo físico.
Há quem utilize os cristais de quartzo e outros cristais nas suas práticas e rituais meditativos, e também em visualizações criativas.Também se pode, utilizar a visualização criativa com os cristais, invocando a energia dos cristais de quartzo através do pensamento, visualizando a cor, a energia e poder de cura envolvendo o corpo e a mente. Os cristais de Quartzo e também outros cristas, são envolvidos por uma energia vibracional de alta frequencia, e ajudam a ampliar e a direccionar-se em direcção dos pontos de maior defice enrgético. Cada cristal tem uma função específica, de acordo com seu tamanho e coloração.
Adquirir o Quartzo certo!
Segundo o Guia Kármico Mário Portela: «Se é a primeira vez que compra pedras/cristais ou não sabe exactamente qual a pedra/cristal que procura então saiba que não é aconselhável para os iniciantes em cristais, começar com os cristais coloridos, pedras de nomes pomposos ou as malditas pedras do signo. O seu uso incorreto poderá não trazer os resultados esperados ou até prejudicar o fluxo energético do nosso corpo, aura ou campo etérico.
Quando se pensa em adquirir o primeiro Cristal , deve-se fazer esta primeira escolha optando por cristais simples, como os cristais de quartzo (preferencialmente transparentes e em bruto – esqueçam quase todas as pedras polidas e com buraquinhos para colares). É importante que a pessoa use a sua intuição para procurar qual o cristal de quartzo, que quando olha, sente afinidade e sente vontade de o comprar. Não somos nós que escolhemos o cristal é ele que nos escolhe a nós!
Olhe, veja qual se destaca em primeiro lugar, mesmo que tosco e rachado, pode também segurar os cristais de quartzo que pensa adquirir e sentir nas suas mãos e procure a vibração que eles emitem. Caso sinta alguma mudança de temperatura nas mãos ou uma espécie de formigueiro, este será o cristal ideal para si.»