2015: O Ano da Cabra
15 Fevereiro, 2015
Dia de Acção de Graças (Thanksgiving)
26 Novembro, 2015
Mostrar tudo

Os 5 Elementos do Horóscopo Chinês

5-elementsO Horóscopo Chinês utiliza 5 Elementos para caracterizar os Signos, 2 deles diferentes dos que nós utilizamos.

Os anos chineses também evoluem em ciclos de dez anos. Cada conjunto de dois anos consecutivos é regido por um elemento cósmico Chinês. São cinco elementos: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

Os 5 elementos definem um equilíbrio universal. Todas as coisas surgem a partir de e voltam para a Terra. Cada pessoa é composta destes elementos e está profundamente ligada a eles.
Sendo os 5 elementos componentes da Terra, todos eles são interdependentes. Cada elemento é controlado por um outro, enquanto que, ao mesmo tempo, cada elemento também inibe outro. Isto indica que cada elemento tem forças e fraquezas em pesos iguais, e exercem influência uns sobre os outros.

O ciclo de geração – como um elemento acrescenta o outro:

Do Metal conseguimos Água; da Água conseguimos Madeira; da Madeira temos o Fogo; do Fogo chegamos à Terra e da Terra temos Metal:

  • Metal (sob a forma de um recipiente) mantém a Água;
  • Água (como um elemento nutritivo), ajuda a crescer a Madeira;
  • A Madeira é queimada para criar Fogo;
  • O Fogo queima todos os outros elementos para dentro da Terra;
  • Da Terra extraímos o Metal;

O ciclo de controlo – como um elemento destrói o outro:

O Fogo controla o Metal; o Metal controla a Madeira; a Madeira controla a Terra; a Terra controla Água e a Água controla o Fogo:

  • O Fogo derrete o Metal em líquido;
  • A Água extingue o Fogo;
  • A Terra absorve e direcciona o fluxo da Água;
  • A Madeira (por meio das raízes das árvores) segura a Terra;
  • O Metal, como num machado, corta as árvores em Madeira;

Os elementos e os 12 animais do Zodíaco:

Cada um dos 12 animais é associado a um dos elementos. Isso é o que chamamos de elemento fixo do signo:

  • Madeira: Tigre, Coelho e Dragão;
  • Fogo: Serpente e Cavalo;
  • Terra: Boi, Cabra e Cão;
  • Metal: Macaco e Galo;
  • Água: Rato e Porco;

Cada elemento aparece no animal a cada 12 anos. Sendo assim, uma combinação específica de um elemento com um animal, por exemplo, Cavalo de Fogo, só acontece uma vez a cada 60 anos.

As características de uma pessoa são determinadas pela regência do elemento do seu signo, assim como pelo elemento do ano do seu nascimento. Por exemplo: Um Galo de Água será controlado tanto pela Água quanto pelo Metal.

5 elementos

As características dos diferentes Elementos:

Madeira: Sabem o calor intrínseco das coisas e são capazes de apreciar tudo o que têm. Possuem interesses amplos e variados e isso torna-os uma companhia interessante. Gostam de abrir os seus horizontes e diversificar no maior número de áreas possível.

Apesar disto, tendem a assumir mais compromissos do que aqueles que ele realmente consegue lidar, podem não terminar aquilo que começam. Devem aprender a trabalhar dentro dos seus limites.

 

Fogo: As pessoas nascidas sob este Elemento são líderes-natos, decisivos e confiantes. Adoram aventura e inovação e estão constantemente em movimento, pois isso também os ajuda a explorar novos horizontes.

A vontade de conquistar os seus objectivos pela força, é um hímen de obstáculos. Devem controlar as suas emoções. São pessoas com algum egoísmo por causa da sua ambição e impacientes quando não conseguem o que querem.

 

Terra: São pessoas que sabem como direccionar melhor os seus recursos para os melhores resultados possíveis, são inteligentes e objectivas. Com estas qualidades, são bons administradores. São prudentes em questões financeiras.

Não possuem muita imaginação e tendem a viver de forma demasiado segura. Precisam de achar dentro de si mesmo a maneira certa de serem mais aventureiros.

 

Metal: As pessoas nascidas sob este Elemento são orientados para o sucesso. Vão perseguir os seus objectivos com confiança e determinação. Não medem esforços para alcançar o que desejam e não se deixam ir abaixo com os contratempos, falhas ou dificuldades.

Podem ser altamente irracionais, inflexíveis e teimosas. Podem não ver quando um projecto seu não é mais viável.

 

Água: Possuem habilidades acima da média em relacionamentos interpessoais e na sua persuasão. Comunicam bem e são capazes de derrotar qualquer opositor, com uma posição firme e constante, porem discreta. Por natureza, são pessoas flexíveis, intuitivas, diplomáticas e imponentes.

Se não estiverem estáveis, podem tornar-se pessoas inconstantes e passivos. Tendem a apoiar-se muito nos outros.

Comentários

Partilhas