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O Budismo
18 Agosto, 2007
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O Budismo na Ásia
18 Agosto, 2007
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Principais Doutrinas Budistas

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img_GautamaA base do budismo é a compreensão das Quatro Nobres Verdades, ligadas à constatação da existência de um sentimento de insatisfação (Dukkha) inerente à própria existência, que pode no entanto ser transcendido através da prática do Nobre Caminho Óctuplo.

Na verdade, então, o que querem dizer estas principais doutrinas budistas?

Principais doutrinas

As Quatro Nobres Verdades

Um dos principais ensinamentos do Buda é aquele que é conhecido como as Quatro Nobres Verdades. Ele constitui a base de todas as escolas budistas.

Buda expôs as Quatro Nobre Verdades no Dhammacakkapavattana Sutta (Samyutta Nikaya LVI.11) da seguinte forma:

  1. 147budismozenA primeira nobre verdade: “(..)esta é a nobre verdade do sofrimento: nascimento é sofrimento, envelhecimento é sofrimento, enfermidade é sofrimento, morte é sofrimento; tristeza, lamentação, dor, angústia e desespero são sofrimento; a união com aquilo que é desconfortável é sofrimento; a separação daquilo que é confortável é sofrimento; não obter o que queremos é sofrimento; em resumo, os cinco agregados influenciados pelo apego são sofrimento.(..)”
  2. A segunda nobre verdade: “(..) esta é a nobre verdade da origem do sofrimento: é este desejo que conduz a uma renovada existência, acompanhado pela cobiça e pelo prazer, buscando o prazer aqui e ali; isto é, o desejo pelos prazeres sensuais, o desejo por ser/existir, o desejo por não ser/existir.(…)”
  3. A terceira nobre verdade: “(..)esta é a nobre verdade da cessação do sofrimento: é o desaparecimento e cessação sem deixar vestígios daquele mesmo desejo, o abandono e renúncia a ele, a libertação dele, a independência dele.(…)”
  4. A quarta nobre verdade: “(..)esta é a nobre verdade do caminho que conduz à cessação do sofrimento: é este Nobre Caminho Óctuplo: entendimento correto, pensamento correcto, linguagem correcta, acção correcta, modo de vida correcto, esforço correcto, atenção plena correcta, concentração correcta.(…)”

O Nobre Caminho Óctuplo

Tem sido sugerido que a forma de exposição da doutrina das “Quatro Nobres Verdades” segue um padrão que se assemelha ao do diagnóstico de uma doença: depois de ter apontado as origens do mal, o Buda mostrou um remédio que leva à cessação desse mal. Esse “remédio” é conhecido como o “Nobre Caminho Óctuplo” (em sânscrito: Astingika-Marga), e deve ser adoptado pelos budistas. Consiste, de acordo com o Magga-vibhanga Sutta (Samyutta Nikaya XLV.8), em:

  1. Visão ou Entendimento correcto: “(…)E o que é o entendimento correcto? Compreensão do sofrimento, compreensão da origem do sofrimento, compreensão da cessação do sofrimento, compreensão do caminho da prática que conduz à cessação do sofrimento. A isto se chama entendimento correcto.(…)”
  2. Intenção ou Pensamento correcto: “(…)E o que é pensamento correcto? O pensamento de renúncia, o pensamento de não má vontade, o pensamento de não crueldade. A isto se chama pensamento correcto.(…)”
  3. Palavra ou Linguagem correcta: “(…)E o que é a linguagem correcta? Abster-se da linguagem mentirosa, da linguagem maliciosa, da linguagem grosseira e da linguagem frívola. A isto se chama linguagem correcta.(…)”
  4. Actividade ou Acção correcta: “(…)E o que é acção correcta? Abster-se de destruir a vida, abster-se de tomar aquilo que não for dado, abster-se da conduta sexual imprópria. A isto se chama de acção correcta.(…)”
  5. Modo de vida correcto: “(..)E o que é modo de vida correcto? Aqui um nobre discípulo, tendo abandonado o modo de vida incorrecto, obtém o seu sustento através do modo de vida correcto. A isto se chama modo de vida correcto.(…)”
  6. Esforço correcto: “(…)E o que é esforço correcto? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu gera desejo para que não surjam estados maus e prejudiciais que ainda não surgiram e ele aplica-se, estimula a sua energia, empenha a sua mente e esforça-se. (ii) Ele gera desejo em abandonar estados maus e prejudiciais que já surgiram e ele aplica-se, estimula a sua energia, empenha a sua mente e esforça-se. (iii) Ele gera desejo para que surjam estados benéficos que ainda não surgiram e ele aplica-se, estimula a sua energia, empenha a sua mente e esforça-se. (iv) Ele gera desejo para a continuidade, o não desaparecimento, o fortalecimento, o incremento e a realização através do desenvolvimento de estados benéficos que já surgiram e ele aplica-se, estimula a sua energia, empenha a sua mente e esforça-se. A isto se denomina esforço correcto.(…)”
  7. Atenção correcta: “(…)E o que é atenção plena correcta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu permanece focado no corpo como um corpo – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (ii) Ele permanece focado nas sensações como sensações ? ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iii) Ele permanece focado na mente como mente – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. (iv) Ele permanece focado nos objetos mentais como objetos mentais – ardente, plenamente consciente e com atenção plena, tendo colocado de lado a cobiça e o desprazer pelo mundo. A isto se denomina atenção plena correcta.(…)”
  8. Concentração correcta: “(…)E o que é concentração correcta? (i) Aqui, bhikkhus, um bhikkhu afastado dos prazeres sensuais, afastado das qualidades não hábeis, entra e permanece no primeiro jhana, que é caracterizado pelo pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos do afastamento. (ii) Abandonando o pensamento aplicado e sustentado, um bhikkhu entra e permanece no segundo jhana, que é caracterizado pela segurança interna e perfeita união da mente, sem o pensamento aplicado e sustentado, com o êxtase e felicidade nascidos da concentração. (iii) Abandonando o êxtase, um bhikkhu entra e permanece no terceiro jhana que é caracterizado pela felicidade sem o êxtase, acompanhada pela atenção plena, plena consciência e equanimidade, acerca do qual os nobres declaram: ?Ele permanece numa estadia feliz, equânime e plenamente atento.? (iv) Com o completo desaparecimento da felicidade, um bhikkhu entra e permanece no quarto jhana, que possui nem felicidade nem sofrimento, com a atenção plena e a equanimidade purificadas. A isto se denomina concentração correcta..

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