Quiropraxia e Quiropráctica

QUIROPRAXIA

QUIROPRAXIADe acordo com a Federação Mundial de Quiropraxia e a Organização Mundial da Saúde, a Quiropraxia é uma profissão na área da saúde que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção das disfunções mecânicas no sistema neuro-músculo-esquelético e os efeitos dessas disfunções na função normal do sistema nervoso e na saúde geral. Há uma ênfase no tratamento manual incluindo a manipulação articular ou “ajustamento” ou outro tipo de manipulação articular e terapia de tecidos moles.

Saiba mais sobre a quiropraxia neste artigo dedicado ao assunto.

 

Definição

A palavra «quiropraxia» vem do grego «quiros» (mãos) e «praxis» (prática). A quiropraxia é uma técnica que utiliza apenas as mãos para recuperar e manter a saúde através da libertação dos impulsos nervosos bloqueados em articulações com dificuldades de movimentação. A sua base está no livre funcionamento do sistema nervoso, responsável por controlar e coordenar todos os tecidos, órgãos e sistemas do corpo humano. O desalinhamento (subluxações) das vértebras ocasiona pressões sobre os nervos condutores dos impulsos eléctricos entre os órgãos do corpo e o cérebro que podem prejudicar a saúde.

Quiro2A quiropraxia visa não apenas restabelecer a saúde, mas prevenir a dor, principalmente as dores nas costas, mal que atinge oito entre cada dez pessoas nalgum momento das suas vidas. Recomenda cuidados preventivos como o uso de sapatos baixos e confortáveis, as cadeiras com bom apoio lombar, os apoios para os pés quando é necessário ficar muito tempo sentado, que o peso corporal seja mantido em níveis aceitáveis e os colchões ortopédicos.
A técnica baseia-se no restabelecimento da harmonia do corpo pelo realinhamento da coluna vertebral através de técnicas manuais. As razões de a coluna vertebral perder o seu equilíbrio natural têm origens diversas: golpes fortes, infecções, inflamações, problemas congénitos, má postura, etc. Todos esses factores levam as vértebras a modificar a sua posição original. O objectivo da quiropraxia é encontrar os desalinhamentos das vértebras para as poder colocar novamente no lugar.

Origem e História

Manuscritos Chineses e Gregos de 2700 A.C. e 1500 A.C. mencionam formas rudimentares de manipulação articular e manobras articulares nos membros inferiores do corpo humano a fim de aliviar dores lombares. Hipócrates, “pai da medicina”, que viveu em 460 A.C. à 377 A.C., publicou textos em que detalha: “Adquira mais conhecimento sobre a Coluna Vertebral, pois é a origem de muitas doenças“.

quiropraxiaA Quiropraxia é uma nova profissão na área da saúde e a sua organização e fundação foi realizada por Daniel David Palmer, em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América no ano de 1895. Dr. Palmer era um autodidacta, era um assíduo leitor de jornais científicos da sua época, especialmente os que abordavam a Anatomia Humana e Fisiologia Humana, adquirindo um excelente conhecimento sobre saúde e medicina da sua época. Em 1897 foi fundada a Palmer School of Chiropractic, a primeira escola de Quiropraxia no mundo, actualmente é uma faculdade conhecida por Palmer Chiropractic College e estabelecida em Davenport, Iowa nos Estados Unidos da América.

No ano de 1948 a Quiropraxia era definida da seguinte maneira: A Quiropraxia é uma filosofia, ciência e arte de eventos naturais; um sistema de ajustamentos de segmentos da coluna vertebral utilizando somente as mãos, para correcção das causas das doenças. A ausência do conceito com amparo científico era normal até a década de 50 do século XX pois havia uma certa limitação na produção científica nos primórdios da profissão, como pode ser observada na mudança da duração do curso oferecido pela Palmer School of Chiropractic que até o ano de 1949 era de 18 meses de duração, passando para 4 anos de ensino.
A partir de então, observa-se um crescimento significativo com relação ao número de profissionais, à qualidade do ensino, à pesquisa científica, ao número de faculdades e à internacionalização da profissão. Actualmente a Quiropraxia é estabelecida em mais de 60 países, havendo aproximadamente 100 mil profissionais no mundo, dos quais 69% encontram-se em território norte-americano. Estima-se que no ano de 2010, existirão mais de 150 mil quiropraxistas em todo o mundo.

Área de Actuação e Pesquisas Científicas

A actuação do quiropraxista está no sistema neuro-músculo-esquelético. Os principais acometimentos tratados pela Quiropraxia são:

  • Dores na coluna lombar
  • Hérnia de disco e dor ciática
  • Dores no pescoço
  • Dores e tensão muscular
  • Problemas nas articulações do ombro, cotovelo, punho, joelho, tornozelo
  • Restrições à movimentações
  • Lombalgias
  • Cervicalgia
  • Dor de Cabeça

 

Comentários

error

Gostou da página? Partilhe-a! :)

Canal do YouTube
LinkedIn
Share
RSS
Seguir por Email