chiro_dos2
Osteopatia
15 Novembro, 2009
tuina
Tui-Na
15 Novembro, 2009
Mostrar tudo

Reflexoterapia ou Reflexologia

reflexologia

reflexologiaReflexoterapia é a utilização da Reflexologia, uma técnica terapêutica tradicional baseada na fisiologia humana, que identifica e trata dos distúrbios orgânicos e dos desequilíbrios emocionais através de estímulos por acupressão nas terminações nervosas em pontos específicos dos pés.

Sendo esta uma já milenar terapia o que mais podemos saber sobre ela?

Origem de Reflexologia

As origens da REFLEXOLOGIA são praticamente desconhecidas. Por ser uma técnica de digito-pressura ou acupressão podemos esperar que ela tenha feito parte da medicina tradicional na antiguidade. Embora não haja registros detalhados do uso da técnica, podemos observar que ela é bem antiga, desde o tempo em que não se conheciam a anatomia e a fisiologia humanas.

Um destes registros encontra-se na forma de um pictograma produzido por volta do ano 2500 a 2330 antes de Cristo onde se observa o uso da Reflexologia podal e nas mãos.

Conhecida de forma documentada na China desde o século III a.C., estava vinculada à acupuntura. Na Pérsia e na Índia era já antes referida mas apenas aos dedos dos pés, por isso não podemos afirmar que Reflexologia tenha sua origem exacta na China. Após o primeiro século da era cristã, têm-se referências mais amplas do seu uso no diagnóstico fisiológico, bem como no tratamento de certas moléstias. Assim, através dos séculos, o que hoje conhecemos como REFLEXOLOGIA foi ganhando, lentamente, mais espaço no campo da arte de curar.

No início do século vinte, uma equipe de médicos, o Dr. George Stare White, o Dr. Edwin F. Bower e o Dr. William Fitzgerald empreenderam estudos e documentários sobre o assunto, dando início à fase moderna da REFLEXOLOGIA (o estudo de áreas que produzem efeitos reflexos no organismo). O Dr. William Fitzgerald continuou os estudos criando uma técnica que denominou Zonoterapia, que consistia em dividir o corpo em dez áreas longitudinais que incluíam as mãos e os pés, sendo sua principal aplicação para fins de analgesia.

A REFLEXOLOGIA actualmente é conhecida e utilizada em mais de 20 países, sendo aplicada desde fins de relaxamento até como terapêutica em clínicas e hospitais.

A reflexologia hoje

Embora a reflexologia utilize as mais variadas extremidades corporais (mãos, pés, orelhas, etc) a mais conhecida e utilizada nos dias de hoje é a reflexologia podal (dos pés).

É costume dizer-se que a reflexologia é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. A REFLEXOLOGIA é uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapêuta aplica o seu conhecimento. E, finalmente, é de facto uma das mais relaxantes formas de massagem existentes.

Como funciona a reflexologia podal?

zonalA REFLEXOLOGIA é uma técnica específica de pressão que actua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa, de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmico de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. Contudo, as áreas correspondentes dos pés, são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.

A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo, na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. O objectivo da REFLEXOLOGIA é o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão, o stress e induzir o relaxamento.

O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ideal de saúde.

A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento e prevenção de doenças. e eficaz para manter a saúde. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.

A REFLEXOLOGIA pode ser considerada ao equivalente de um ajuste do corpo. O reflexologista não cura – somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas a REFLEXOLOGIA ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco activa e, acalmando uma superactiva, (simpático e parassimpático). Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram que a REFLEXOLOGIA actua em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.

 

Comentários

0
0
0
0