images_5
Amuleto Âncora
9 Março, 2008
but_wt1275
Cavalo-Marinho
9 Março, 2008
Mostrar tudo

Ubuso ou Máscara Africana

TM13

TM13O ubuso é uma máscara utilizada no culto africano para proporcionar boa sorte e protecção. Nos últimos séculos miniaturas de ubusos e ubusos em tamanho real têm vindo a ser cada vez mais usados como amuletos ou talismãs como símbolo protecção e fertilidade.

benin_ivory_maskA maioria dos povos africanos dedica-se ao pastoreio ou à agricultura. A aldeia de Bambara dedica-se ao cultivo das suas colheitas de grão. As suas manifestações artísticas estão intimamente ligadas ao seu meio de sobrevivência. As mais importantes amostras escultóricas representam máscaras e figuras esculpidas para assegurar a fertilidade dos seus campos e o cuidado dos seus cultivos.

Os Bambara são um grupo Mandinka de mais de um milhão de pessoas que habitam em Mali e que se transformaram em excelentes e reconhecidos artistas na arte do metal, do couro, das tintas, da tapeçaria, dos objectos em esparto e sobretudo nos trabalhos esculpidos na madeira.
As máscaras Bambara pertencem a 4 associações de culto maior: N’domo, komo, kove e Try voara. Estas sociedades tiram as suas máscaras durante as estações húmida e seca, para rogar aos deuses ajuda na sementeira e na recolecção das colheitas do milho e nas celebrações relacionadas com a chuva. Cada sociedade tem um tipo de máscara diferente carregada de simbolismo. A arte africana é multifuncional e compreende numerosas facetas da vida: o governo, a religião, a economia e também o entretenimento. As celebrações de cerimónias e rituais com bailes e máscaras tão enraizadas na cultura africana têm uma dupla vertente: sacro-religiosa e de crenças e outra estética e teatral.

Em Africa, a doença e a morte podem ser imputadas a causas sobrenaturais. Os objectos de arte, junto com as técnicas mágicas e rituais são utilizadas para combater o infortúnio. Estes objectos conhecem-se pelo nome de “fetiches”. A escultura ou objecto de arte costuma ser acompanhada por materiais diversos: caranguejos, ossos de animais e cornos, dentes, penas, parles de aves, tecidos, botões e pedaços de metais. Este conjunto de objectos estranhos tem um importante valor simbólico para os seus proprietários e, segundo a sua crença, influenciam o seu destino.
O fabrico dos amuletos mais belos e importantes é realizado pelas famílias ou grupos de mais alta linhagem, reis ou sociedades de pessoas importantes da tribo com funções político-religiosas que governam o grupo. Os membros destes grupos de elite requerem uma série de qualidades: idade avançada, certas habilidades e status elevado.

Comentários

0
0
0
0